Oláá meninas. Tudo bom?
Gente, seguir um dia fixo para postar é péssimo, pois tem dias que você está com tempo e disposição para fazer um post e não pode porque não é dia de post, ou dias em que você não está mesmo com tempo ou inspiração mas mesmo assim passa horas tentando fazer um porque aquele dia era dia de post, então hoje tem post
(êêêê).
Então, eu vou falar de um assunto que afeta muitos adolescentes hoje em dia, os distúrbios em geral. Temos vários: do humor, alimentares, psicóticos, de ansiedade, de conduta, de uso de substâncias psicoativas, entre outros. Então, todos já ouviram falar que a adolescência é um período confuso, onde a produção de hormônios está crescendo e você vai mudando, porém há algumas mudanças que excedem o limite, são esses os distúrbios mentais, que afetam cerca 10 a 20% dos adolescentes. Vou falar um pouco de cada um aqui:
Transtorno do humor: até um certo ponto pode ser considerado normal nesse período, porém quando o adolescente se torna muito depressivo, perde ou ganha peso, tem excesso ou falta de sono isso já deve alarmar os pais ou pessoas que convivem perto dessa pessoa, o tratamento deve usar antidepressivos.
Transtorno alimentar: é onde se encaixa a anorexia e bulimia. Na anorexia, a pessoa não come por se achar muito acima do peso, apesar de na maioria das vezes ela estar abaixo do peso. Já bulimia a pessoa come compulsivamente e depois se arrepende, induzindo vômito ou tomando laxantes. A pessoa tem muito medo de engordar por isso faz o impossível só para emagrecer. O tratamento precisa de uma nutricionista e um psiquiatra, as vezes antidepressivos também.
Transtorno psicótico: são transtornos de personalidade, como a borderline ou transtorno limítrofe, é a demasia de emoções e sentimentos, a pessoa se sente triste, alegre, ansiosa, irritada, impaciente, todos esses juntos. O tratamento são uso de antipsicóticos e acompanhamento psiquiátrico.
Transtorno de ansiedade: como o nome já diz, a pessoa se torna muito ansiosa, nesse quadro se encaixam as pessoas obsessivas-compulsivas e até as que tem fobias. Isso pode atrapalhar muito no trabalho, escola e em qualquer atividade que a pessoa esteja exercendo. O tratamento pode ser com alguns remédios, mas envolve mais psicoterapia.
Transtorno de conduta: a maioria dos adolescentes são rebeldes normalmente, porém alguns que começam a ser agressivos demais ou se irritam fácil podem ter transtorno de conduta, são muito violentos, podendo se envolver em muitas brigas e são muito desobedientes. O tratamento é muito parecido com o dos adolescentes que possuem transtorno de ansiedade, ou seja, com psicoterapia e alguns remédios que podem ajudar.
Transtorno do uso de substâncias psicoativas: o adolescente torna-se viciado na droga, tendo necessidade de adquiri-la não importa como, isso gera o envolvimento em situações ilegais por parte dele, como o roubo ou tráfico de drogas. O tratamento precisa ter a presença da família e psicoterapia, com muitas vezes internação hospitalar por dependência de drogas.

Então pessoal, o post chegou ao fim, eu tive a ideia desse tema após ver como o número de quem sofre com esses problemas é devastador, por isso por favor meninas, se tiverem sofrendo de algum distúrbio como esses, vocês têm que conversar com seus pais e buscar ajuda, porque podem evoluir a um quadro bem grave e devemos zelar pela nossa saúde. Comentem em baixo o que vocês acharam do post, suas histórias, se vocês conseguiram passar por isso, se estão passando por isso, e não esqueçam que podem perguntar o que quiserem, curtam a fan page no Facebook do Garota no Ensino Médio, sigam o twitter @garotanoem e também o e-mail na caixa ao lado direito. Ah agora tem tumblr do blog! Acessem lá:
http://garotanoensinomedio.tumblr.com/. Até a próxima!
Muuuitos beijos,
Chloe Evans